O que ocorre se comunica suas ideias?

Comunica tus ideas

Hoje quero escrever acerca do projeto “Comunica tus ideas”. Jovens motivando a jovens para que sejam capazes de acreditar que podem criar; que suas ideias valem a pena e que lutar para fazer de seus sonhos realidade não é tempo perdido.

.

Em aulas de relações públicas

Estudantes de terceiro ano de relações sociais da UCA. Nessa tarde chegamos à aula quinze minutos antes que o professor Cuenco, quem nos ensinou a perguntar sobre as vantagens e desvantagens do fracasso e do êxito.

Preparamos nossas anotações, partilhamos as perguntas e respostas e repassamos nossas ideias; depois de limpar nossos sapatos e secar o suor, esperamos com ansiosa paciência que a cessão se iniciasse. Esses dias em Managua, Nicaragua , o calor era o pior inimigo do estudante com seu traje formal.

Chegou à vez de Paty e Alana; depois a vez de Miztle e depois eu. O professor, ao terminar as apresentações, passou a gravação do exercício realizado por nós e oferecia conselhos, sugestões para melhorar o domínio diante das câmeras e também as expressões corporais. E perguntou: quem quer fazer outra vez o exercício? O primeiro que levantou a mão foi Miztle Mejía.

Os jovens são nosso futuro?

Recordo que muitas vezes disseram “os jovens são o futuro de um país”. Em todas estas ocasiões em que se escuta essa frase, o “sermão” parece sempre movido por um interesse político que motiva um discurso onde analisa a juventude, fala de seu crescimento sugerindo o que deve fazer para triunfar, e ainda se atrevem a elaborar projetos que assegurem seu êxito na vida. O detalhe que eles parecem esquecer é o de recordar que os jovens podem dizer o que desejam, pensam e que tipo futuro querem.

Se tiver 14 anos suas propostas não valem a pena porque necessita tempo para amadurecimento. Se tiver 30 anos necessita estar rodeado de adultos experimentados, pois sua energia, iniciativa podem ser perigosas e heterodoxas. E assim nos escapa a juventude.

Não te dá a sensação que crescemos com medos impostos por aqueles personagens bitolados e quadrados que sempre encontram um “mas” diante de todo projeto inovador?

O triste é que nossos jovens aceitam facilmente os argumentos ingênuos de que: é proibido caminhar sem a ajuda de um adulto! E acreditamos nisso.

#ComunicaTusIdeas

Nossos jovens necessitam que alguém os faça recordar que uma porta fechada pode transformar-se em possibilidade de alçar a vista e ver as janelas abertas. Que por detrás de um não existem muitas oportunidades com um sim; que é possível vencer o brutal e desconfiado pessimismo em relação aos jovens profissionais que, em algumas ocasiões, são forçados a perder a batalha antes de inicia-la.  

Miztle levanta a mão novamente e hoje por meio de seu projetoComunica tus ideas”, quer precisamente motivar aos jovens para que se atrevam a sonhar, que expressem suas ideias e que formulem com ajuda de outros um projeto de vida.

Comunica suas ideias nasceu para recordar aos jovens que eles são o presente, o aqui e agora e que em sua juventude radica o tesouro mais precioso de nosso país.

Miztle, de 26 anos, que vem inovando e empreendendo a algum tempo, está gerando na forma de pensar de muitos estudantes universitários uma mudança positiva. Isto é possível porque com seu testemunho de vida pessoal e profissional transmite a outros jovens que as dificuldades podem ser superadas e que os erros e fracassos são bem vindos quando se quer aprender deles.

Diante disso, fica aqui o convite de conhecer este projeto para que seja um de tantos exemplos de jovens que têm sonhos e que lutam para realiza-los. Ser jovem empreendedor não estar proibido. Só tem que dar o primeiro passo: atreva-se a comunicar suas ideias.

© Francisco Díaz

Artículo original en español.  Traducción: Ailsom Salaroli.

Artículo en Inglés.

Imagen tomada de Comunica tus ideas.

Anuncios
Esta entrada fue publicada en Opinión y etiquetada , , . Guarda el enlace permanente.

2 respuestas a O que ocorre se comunica suas ideias?

  1. Pingback: What would happen if you communicated your ideas? | El blog de Francisco Díaz

  2. Pingback: ¿Qué pasaría si comunicaras tus ideas? | El blog de Francisco Díaz

¡Gracias por dejar tu comentario!

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.